Dimensão dos Mortos

"Heltrius então se aproximou de Iknus e mostrou a ele a ideia de criar uma dimensão paralela para conduzir as almas daqueles seres mortos que possuíam consciência [...] e se dispôs a estudar mais sobre o Tempo e como ele viria a ser algo tão precioso a muitos seres vivos."

Iknus construiu para Heltrius a Dimensão dos Mortos para que ele organizasse o destino das almas de forma que houvesse uma separação de almas boas, más, aventureiras e ateístas. Assim que Heltrius moldou os conceitos de Morte e Tempo com seu pai, ele construiu um enorme corredor de recepção das almas e dali fez a separação dos tipos de almas e seus julgamentos, encaminhando-os à 3 lugares: O Abismo, Sala de Iknus ou retorno à algum templo de seus sacerdotes.

Abismo

O corredor da morte se tornou um grande ponto de concentração de almas e muitas vezes um local de reflexão, mas que ao chegar em seu final, Heltrius indicava qual destino tomaria, referente às ações de cada alma.

Um desses locais era a entrada do Abismo, um enorme vale macabro que recebeu 5 divisões: os 3 vales do arrependimento e as 2 covas do sofrimento extremo. Muitos estudiosos, clérigos de Heltrius e seres que voltaram conscientes de tal dimensão foram divulgando como eram organizados tais locais, mas boa parte dos livros arcanos trazem resumidamente alguns detalhes que podem ser usados como referência.

Assim que se entra no Abismo o primeiro vale que uma alma condenada encontra é o Vale do Limbo, geralmente indicado às almas que apesar de não terem feito ações ruins, não aprovaram ou não se importaram com as ações dos deuses, sendo eles ateístas, além das almas preguiçosas que sequer fizeram alguma ação em vida que fosse relevante ou que desperdiçaram seu potencial fazendo nada, sem interesses.

Tais condenados ficam nesse vale para se arrependerem até que se ergam para ajudar o submundo ou para clamarem por conhecimento a fim de aprender os propósitos da Vida que perderam, tendo a chance de voltarem à vida de alguma forma para compensar suas atitudes vazias. Durante o período de arrependimento, as almas do Limbo ficam vagando recebendo fortes ventos fétidos dos outros vales e embora seja uma dimensão paralela ao mundo dos vivos, o conceito de Tempo ainda é mantido nas almas quando estão no Abismo, mesmo que a quantidade de tempo possa variar.

O segundo local, chamado de Vale das Agulhas, contém um número menor de almas comparado ao demais, tendo condenados provisórios vagando e passando por dores de perfuração até que se sejam transferidos. Tais almas são marcadas a ficarem nesse vale por terem feito más ações, mas não de perversidade alta, ou porque não foram humildes em determinados momentos da vida, faltaram com caridade quando foi necessário e se estes não se arrependerem após um longo período, são encaminhados ao próximo vale ou cova por definitivo.

Vale Vermelho sketch by Fer7Adami

O terceiro vale, com quantidade considerável de almas sendo punidas, é o Vale Vermelho, local onde há grande concentração de almas que dificilmente se arrependem e os tornam ainda mais enfurecidos por suas punições. Neste lugar estão inúmeros seres que viveram no egoísmo, sexualidade extrema, prostituição, assassinos movidos pela ira e invejosos que não aprovaram a caridade em vida. Muitos relatos apontam que dentre as diversas punições aplicadas neste vale, estão as perseguições por espectros, ataques de almas fugitivas das covas, pesadelos torturantes e periodicamente recebem ondas flamejantes, rajadas geladas ou até mesmo horríveis gases perturbadores.

As almas de grande perversidade, grandes vilões e seres do Vale Vermelho que não se arrependeram eram encaminhados à Cova dos Demônios, um tenebroso local profundo onde os internos recebem grandes torturas por pesadelos e em suas mentes as dores que causaram em vida. Em alguns casos, estes demônios conseguiam sair de tal cova e eram vistos vagando no Vale Vermelho, necessitando que os agentes do submundo tentem capturá-los antes que fujam totalmente da dimensão.

Tanto os demônios capturados nos vales quanto os capturados no mundo dos vivos, são encaminhados à Cova dos Violadores, local onde recebem isolamento com Heltrius e Iknus para determinados julgamentos reservados. Tal local é de pouco conhecimento do que ocorre lá, mas se sabe que é o pior lugar para ser enviado no submundo, alguns voltam à Cova dos Demônios, outros não se tem mais conhecimento do que se tornam após confinamento, sendo um local também indicado aos praticantes de necromancia, já que de modo geral qualquer alma que viole as regras da morte são indicados a esse lugar e muitas vezes essas almas são entregues por ajudantes do submundo ou por paladinos de Iknus.

Houve um período que um ser chamado Tremorion, o filho de Heltrius, se interessou em ser um grande ajudante do submundo sendo chamado para organizar os vales, mas que em um determinado momento criou as Fendas Dimensionais, deixando muitas vezes que criaturas saíssem do submundo, incluindo ele mesmo, o que causou sua expulsão da função de zelador dos vales. Mesmo com a saída de Tremorion, as fendas continuam a aparecer devido aos distúrbios do Vale Vermelho causados pela grande concentração de ódio e terror.

Com muitas questões para se resolver no submundo, Heltrius decidiu, de forma criteriosa, adotar alguém para ajudá-lo. Quando uma notória clériga chega ao submundo, chamada Naybel, Heltrius a convida a ser a zeladora do corredor da morte que aceitando tal proposta passa a ter sua jornada eterna voltada a auxiliar os mortos, se tornando filha adotiva do Deus dos Mortos.

Sala de Iknus

Dentre as alas do submundo de Heltrius, há uma passagem que leva de volta ao mundo dos vivos, geralmente direcionada à algum templo e ao lado dela um local onde são direcionadas todas as almas que Heltrius permite o descanso eterno, passando a não existirem mais, dissipando tais almas em energias ao universo. Ainda nessa passagem, o Deus dos Mortos recebe as almas importantes e heróicas onde ele as direciona para a sala de seu pai, que segundo os sacerdotes, é um enorme memorial que Heltrius passa boa parte de seu tempo admirando o histórico de vida de todos ali guardados e muitas vezes permite que clérigos tenham acesso a informações que sejam interessante ou que possam escrever livros sobre feitos épicos.

FPW Games & Stories - © 2020 Caelus World Lore Wiki, all rights reserved